quinta-feira, junho 09, 2005

Sesimbra (parte II)


Os últimos galeões a vapor da pesca de cerco

A pesca e os barcos

As minhas férias repartiam-se entre a praia, lota da tarde e a pesca.
Os pescadores de Sesimbra praticavam diversos tipos de pesca, com diversos tipos de embarcações, adaptadas a cada uma delas.
A embarcação mais característica de Sesimbra, era e é a aiola, pequeno bote muito elegante, movido a remos ou à vela, que além de servir de apoio aos barcos maiores, era muito usado especialmente na pesca à lula e ao choco.
De maior porte tínhamos as barcas a motor, da pesca ao aparelho, cujo o número de tripulantes variava conforme o seu tamanho e as traineiras, que utilizando as redes de cerco, se dedicavam à pesca de cardumes, como a sardinha, o carapau, a cavala e a sarda.
Ainda foi no meu tempo que assisti, aos últimos exemplares das barcas da armação. A armação era uma arte de pesca fixa, muito antiga. Este tipo de pesca era efectuado por diversas barcas, em conjunto, que não possuíam motor e eram levadas para o lugar onde estavam as redes fixadas, a reboque de uma barca a motor.
Quando a fortuna enchia as redes, e o peixe abundava, carregavam os porões da barca a motor e mais uma ou duas barcas, conforme a quantidade apanhada, que seguiam imediatamente para a lota, as restantes regressavam à vela. Como as redes estavam localizadas relativamente perto da costa, a meio caminho entre Sesimbra e o Cabo Espichel, a nortada da tarde fazia-se sentir e bem, proporcionando-lhes um bom andamento.
Um dos familiares, que vivia em casa do meu tio era pescador numa das armações, era só pedir e lá ia eu à pesca com eles. Não era a pesca que me motivava, pois era no meu entender muito monótona, o alar da rede, sempre acompanhado de típicas canções dos homens do mar, levava muito tempo.
As barcas, dispostas em circulo, bem distanciadas umas das outras, começavam a alar a rede, puxando-a não para bordo, mas deixando-a cair novamente para o mar, o que levava as barcas a aproximarem-se umas das outras, acabando por formarem um circulo pequeno, quando o fundo da rede chegava à superfície, com o peixe aprisionado. Diziam os mais antigos que a armação noutros tempos apanhava atuns, na época da sua migração, mas no meu tempo capturavam somente, carapau, cavala ou sarda, eventualmente sardinha.
Era o regresso, esperançado numa boa pescaria, poder vir à vela. Era o sonho, barco adornado pelo vento e eu sentado no meio dos pescadores a barlavento. O meu tio não achava graça nenhuma.

A traineira

O outro familiar trabalhava numa traineira, era só formular o desejo e lá embarcava eu para a pesca. Esta era feita de noite ao largo, entre a Costa da Caparica e Cabo Espichel. A costa vista do mar era muito bonita com todas as luzes visíveis. Quando a Lua estava cheia as águas pareciam de prata, quando peixe preso no saco da rede subia à superfície.
Detectado o cardume a rede era lançada à volta dele, formando um circo. A parte superior ficava à superfície, sustentada por bóias de cortiça, a inferior mergulhava direita, pelo peso do lastro de chumbo. Findo o cerco, a rede era fechada na parte inferior submersa, formando um saco onde o peixe ficava aprisionado, após o que o guincho puxava para a superfície a parte inferior desse saco obrigando o peixe a vir à superfície. Com os chalavares recolhia-se o pescado e metia-se porão. Tínhamos de ter cuidado, pois o convés, com o sangue do peixe ficava muito escorregadio.
Normalmente o mestre levava-me na casa do leme para eu poder ver a sonda a indicar a posição dos cardumes, e por vezes, quando estava bem disposto, deixava-me governar o barco. Que sensação para um miúdo de onze anos sentir a roda do leme na mão, e fixar os olhos na agulha para não sair do rumo. Quem pode ser mais feliz?
Pela madrugada, ao amanhecer, já no regresso, comíamos a “bóia”, era um momento estupendo de confraternização entre todos. Eu nunca levava nada para comer, comia da bóia dos outros, só não bebia era o vinho.
Mas de todas as pescas, a minha preferida era a do aparelho. Era nesta pesca que se utilizava o tipo de barco que sempre me mais fascinou. A barca de Sesimbra. De linhas esguias e harmoniosas, com a roda da proa elegantíssima, sem cabina de leme, era governado com uma cana de leme. O ruído característico do motor, um tac, tac, tac, se bem que ruidoso, era uma autêntica melodia para mim. Conhecia o nome da maior parte destas barcas, reconheci-as pelos desenhos pintados nos cascos. Havia-as de diversos tamanhos, mas as mais pequenas, equipadas somente com três pescadores, eram as minhas favoritas.
A pesca ao aparelho é a pesca com anzol. A barca quando chegava ao local escolhido, lançava ao mar uma linha com centenas de anzóis devidamente iscados. Nas barcas maiores chegavam a ser um milhar ou mais. Quando acabava de lançar, após uma pequena pausa, volta ao ponto onde iniciou o lançamento e começava a recolher a linha.
O lançamento desta linha com tão grande quantidade de anzóis, requeria uma técnica muito especial. Para sinalizar o início da aparelho, lançavam uma bóia fundeada, à qual o aparelho ficava preso. Depois com o motor da barca ao relantim, a cerca de um nó de velocidade, começavam a lançar o aparelho. Os anzóis eram levados celhas dispostos de maneira a soltarem-se com a pressão do aparelho e uma pequena ajuda dos dedos dos pescadores. A operação tinha de ser rápida e sem falhas pois o barco está em movimento. Espaçadamente vão sendo colocadas mais bóias de sinalização pelo homem que vai ao leme. Trabalho de artista de circo. Sentado na borda do barco, com um pé no convés e outro na cana do leme, para ficar com as mãos livres, lança as bóias de sinalização ao mesmo tempo que governa o barco.
Os outros dois, avante da cabine da motor, tomam conta das celhas dos anzóis.
A recolha do aparelho era um trabalho árduo, puxar sem parar toda aquela linha, retirar o peixe e colocá-lo no porão, num convés cheio de amarinhado de linhas e anzóis, requeria um enorme esforço físico. Eles pescavam o peixe espada, as corvinas, os gorazes, os pargos, as pescadas, por vezes com diversos quilos cada. Quando participava nesta pesca, a minha ajuda ficava-se por pôr o peixe no porão. Mas estar numa barca tão pequena, no meio da cava das vagas, por vezes bem grandes, já era o suficiente para mim.
A barca onde eu costumava ir pertencia a um pescador conhecido que vivia perto da casa dos meus parentes, só participava na pescaria da tarde, pois se o meu tio soubesse do meu embarque desancava o pobre do homem.
A barca seguia a rota do Cabo Espichel, quando lá chegava, mudava de rumo para Sul e fazia-se mar dentro durante algum tempo, até alcançar o seu lugar de pesca, um fundo rochoso, a que chamavam a Pedra. Como é que estes homens, sem instrumentos de marear, só por intuição, conseguiam encontrar o seu pesqueiro no meio do mar, sem qualquer ponto de referência, pois a costa não era mais do que ténue linha no horizonte? Sempre me intrigou, e quando perguntava como conseguiam encontrar o lugar, a rir respondiam que era pelo cheiro do peixe.
Também vi os últimos vapores de cerco, barcos de pesca movidos por caldeiras a vapor, antecessores das traineiras movidas a diesel, mas estes eram de Setúbal, só vinham descarregar a Sesimbra.
(continua)

Fotografias tiradas da Net

41 Comments:

Blogger Gustavo Almeida said...

Interessante forma de nos dar a conhecer os meios e o enredo que envolvem a faina maritima. Parabéns, continua!!

Posso por vezes parecer um pouco ausente para ler e comentar os vossos artigos, mas, infelizmente, não tenho o dom da ubiquidade. Trabalho «oblige»...

9:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Reading your blog and I figured you'd be interested in advancing your life a bit, call us at 1-206-339-5106. No tests, books or exams, easiest way to get a Bachelors, Masters, MBA, Doctorate or Ph.D in almost any field.

Totally confidential, open 24 hours a day.

Hope to hear from you soon!

4:10 da tarde  
Blogger bluegift said...

Augustom, não pare este relato. É interessantíssimo. As pessoas podem não comentar mas vão lendo e passando. É sempre uma obra que fica. Parabéns pela iniciativa.

11:58 da tarde  
Blogger Menina_marota said...

Eu continuo à espera do resto da história! Quando te resolves a continuar? É que eu estava MESMO a gostar muito!!

Um abraço sorridente e com cheiro a maresia :)

11:03 da manhã  
Blogger Makel said...

Shoot first, ask later

Living in Europe and having spent years in London I do believe that the reaction towards this man that was shot by air marshals in Miami is based on the fact that it seems that many US agencies are over strung and see terrorist on every corner. I recon we will never know the truth about this one for sure. http://www.cnn.com/2005/US/12/08/alpizar.profile.ap/index.html CNN gives you some fact at least

On the lighter side I like to recommend http://www.streetslots.com video slots for relaxation, good luck people

4:15 da tarde  
Blogger joelando9422 said...

I read over your blog, and i found it inquisitive, you may find My Blog interesting. My blog is just about my day to day life, as a park ranger. So please Click Here To Read My Blog

9:02 da tarde  
Blogger chrisgonzo9653 said...

I read over your blog, and i found it inquisitive, you may find My Blog interesting. So please Click Here To Read My Blog

http://pennystockinvestment.blogspot.com

10:01 da tarde  
Blogger Biranta said...

Peço licença para divulgar isto:
As televisões portuguesas (e os outros órgãos de comunicação social) têm vindo a censurar documentários e entrevistas passados na CNN e na Fox News. Porque é que as estações nacionais escondem aquilo que os cidadãos americanos têm vindo a saber?
Por isso, para furar este cerco de censura, absurdo, deixo-vos com este artigo, publicado em:
http://sociocracia.blogspot.com ou em:
http://paramimtantofaz.blogspot.com/ e em:
http://wwweditorial.blogspot.com/

(se outros houver outras reproduções, solicito que me informem)

Que confiança podemos ter nas "nossas" notícias, quando nos ocultam factos destes? Que crédito nos podem merecer os nossos meios de comunicação?
Ajudem a furar este cerco censório, que faz de nós um país atrasado, um país do terceiro mundo, sujeito a uma ditadura absurda, controlada por Washington... mais até do que a própria América, divulguem esta mensagem, por favor!

Na semana passada, o actor norte-americano Charlie Sheen (do filme Platoon – Os Bravos do Pelotão, Wall Street) colocou a carreira em risco ao dar duas entrevistas ao activista Alex Jones, nas quais pôs em causa a versão oficial dos atentados de 11 de Setembro de 2001.

Foi desta forma que ele se juntou a um grupo de centenas de personalidades que, nos últimos quatro anos e meio, têm vindo a público afirmar que a versão oficial não só é implausível como impossível, chegando a violar as próprias Leis da Física.

Este grupo inclui Andreas Von Bülow, antigo ministro da Defesa e da Tecnologia da Alemanha e ex-director dos Serviços Secretos Alemães;

Michael Meacher, ex-ministro do Ambiente do governo britânico de Tony Blair;

Ray McGovern, antigo conselheiro presidencial e ex-analista da CIA;

Paul Craig Roberts, Secretário do Tesouro durante o mandato do ex-presidente norte-americano Ronald Reagan e pai da sua política económica;

Robert Bowman, antigo director do Programa de Defesa Espacial Star Wars e ex-coronel da Força Aérea dos EUA;

Steven Jones, Professor de Física da Universidade de Brigham;

David Shayler, ex-oficial do MI5, os serviços secretos britânicos;

Morgan Reynolds, Professor catedrático da Universidade A&M do Texas que integrou o governo do actual presidente norte-americano George W. Bush durante o seu primeiro mandato, e muitos, muitos outros.

No entanto Charlie Sheen fez na semana passada o que ilustres investigadores, professores catedráticos e ex-ministros não conseguiram durante quase cinco anos: furar a censura e conseguir algum tempo de antena num programa da CNN, que transmitiu as suas declarações e expôs milhões de pessoas a factos sobre o 11 de Setembro que têm sido permanentemente ocultados.

Para concluir a leitura e seguir os links, aceder a um dos blogues referidos
citado, também em:
http://troll-urbano.weblog.com.pt/

10:17 da manhã  
Blogger saraherickson76655719 said...

Get any Desired College Degree, In less then 2 weeks.

Call this number now 24 hours a day 7 days a week (413) 208-3069

Get these Degrees NOW!!!

"BA", "BSc", "MA", "MSc", "MBA", "PHD",

Get everything within 2 weeks.
100% verifiable, this is a real deal

Act now you owe it to your future.

(413) 208-3069 call now 24 hours a day, 7 days a week.

4:41 da tarde  
Blogger Carlos Barros said...

crescendo e aprendendo..

também..(em sesimbra não sei...) utilizava-se muito as beleiras...aparelhadas com velas grandes.


abraço

1:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nice site!
[url=http://nisemrkq.com/hpfi/xjpr.html]My homepage[/url] | [url=http://hflnodcr.com/wuxe/vbgp.html]Cool site[/url]

8:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Thank you!
My homepage | Please visit

8:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nice site!
http://nisemrkq.com/hpfi/xjpr.html | http://hvaxvnoo.com/uegm/wswp.html

8:52 da tarde  
Blogger vzit2kwna04zmmh said...

hey, I just got a free $500.00 Gift Card. you can redeem yours at Abercrombie & Fitch All you have to do to get yours is Click Here to get a $500 free gift card for your backtoschool wardrobe

10:17 da manhã  
Blogger q7bfo60xn said...

hey, I just got a free $500.00 Gift Card. you can redeem yours at Abercrombie & Fitch All you have to do to get yours is Click Here to get a $500 free gift card for your backtoschool wardrobe

10:55 da tarde  
Blogger bdys5w16rmr said...

hey, I just got a free $500.00 Gift Card. you can redeem yours at Abercrombie & Fitch All you have to do to get yours is Click Here to get a $500 free gift card for your backtoschool wardrobe

9:29 da manhã  
Anonymous luar said...

a pesca de traineira o balançar do puxar das redes, o avistar a "bola de peixe" o ver mar e céu negro, o cheiro do gasóleo,ver a tintureira aos saltos no convés, o chegar a terra e e partilhar uma massada de peixe.
Uma boa caldeirada da Festa de São Marçal... Eu quero o fígado do tamboril por favor...

6:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Good afternoon many have machines which not insuranced,
you have a unique opportunity only today to receive insurance the machine free of charge
auto insurance
auto insurance
cars insurance
cars insurance
texas car insurance
texas car insurance
car insurance quotes
car insurance quotes
car insurance policy
car insurance policy
xanax
phentermine
buy tramadol

11:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Thanks a lot for such a wonderful site i see that you created it going the whole hog!!
- aquestaocontinuada.blogspot.com k
07 car civic honda
buy used car
car undefined used
used car bergen
used car oakland
used car greensboro
used car raleigh
used car killeen
used car vallejo
used car tacoma

6:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Where did you find it? Interesting read » »

12:32 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. looking for a bad credit home improvement loan http://www.pornstarvideos.info/huge_cocks_gay_porn.html Fort lauderdale florida timeshare Dress up faries dolls Tenuate and apedix escalate and topamax as bipolar therapy 25order zyban Kaspersky anti virus keygen njcaa division 2 mens basketball tournament Call center job suffolk magma topamax reimbursement Baccarat for beginners Gps chart plotters by plotter resources center .com Buy here pay here car dealer gap insurance Singapore house insurance plan bleeding to death from topamax information+about+the+drug+topamax Naughtyathome lingerie

12:28 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

NSU - 4efer, 5210 - rulez

8:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

discount bridesmaid dresses
discount area rugs
discount yarn
discount laminate flooring
discount hardwood flooring
discount bamboo flooring
discount textbooks
tech lighting discount
discount yoga apparel
discount spa apparel
discount chanel sunglasses
discount coach purses
discount ammunition
discount comforter sets
discount prom dresses
discount coach handbags
discount yankee candles

12:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

cheap engagement rings
cheap jordan shoes
cheap airfares manila
cheap flights prague
cheap airplane tickets
cheap flights dubai
cheap prom dresses
cheap college textbooks
cheap used textbooks
dirt cheap tickets
cheap rims and tires
cheap wow gold
airline tickets cheap last minute
cheap air flights bid on airline tickets
cheap argentina brazil airline tickets

3:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

wireless stereo speakers
wireless outdoor speakers
wireless surround sound speakers
infinity speakers
jbl speakers
paradigm speakers
speaker stands
klipsch speakers
mirage speakers
motorcycle speakers
b&w speakers
polk speakers
marine speakers
temiskaming speaker
pioneer speakers

1:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

discount fitness equipment
weider fitness equipment
discount exercise equipment
baseball field equipment
youth baseball equipment
baseball equipment training
miscellaneous fishing equipment
childrens playground equipment
residential playground equipment
fastpitch softball equipment
wholesale softball equipment
hertz equipment rental
commercial gym equipment
discount gym equipment

4:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

How's it going
discount motorcycle tires
cheap discount airfare
student discount airfares
cheap last minute discount airfare
travel europe airfare discount
international discount airfare
discount airfares air travel finder
discount airfare europe
military airfare discount
first class discount airline tickets flights
cheap air flights discount airline tickets flights
discount airline tickets argentina brazil
discount military airline tickets
european discount cruises
oceania discount cruises
cheap discount london las vegas hotels
military discount travel
canadian discount air travel
discount international air travel
cheap air flights airline discount central
military discount flights
discount international flights
discount auto parts
discount golf shoes
discount running shoes
discount designer shoes
discount dansko shoes
discount vans shoes
discount dance shoes
discount merrell shoes
discount womens perfume
discount designer perfume
discount yankee candles
discount coach handbags
discount prom dresses
discount comforter sets
discount ammunition
discount student plane tickets
discount coach purses
discount wedding dresses
discount fitness wear
discount spa apparel
discount yoga apparel
discount wedding gowns
discount laminate flooring
discount hardwood flooring
discount bamboo flooring
Can't wait to see You again

6:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Hey, How are You?
cheap discount airfare
student discount airfares
cheap last minute discount airfare
travel europe airfare discount
international discount airfare
discount airfares air travel finder
discount airfare europe
military airfare discount
first class discount airline tickets flights
cheap air flights discount airline tickets flights
discount airline tickets argentina brazil
discount military airline tickets
european discount cruises
oceania discount cruises
cheap discount london las vegas hotels
military discount travel
canadian discount air travel
discount international air travel
cheap air flights airline discount central
military discount flights
discount international flights
discount auto parts
discount golf shoes
discount running shoes
discount designer shoes
discount dansko shoes
discount vans shoes
discount dance shoes
discount merrell shoes
discount womens perfume
discount designer perfume
discount yankee candles
discount coach handbags
discount prom dresses
discount comforter sets
discount ammunition
discount student plane tickets
discount coach purses
discount wedding dresses
discount fitness wear
discount spa apparel
discount yoga apparel
discount wedding gowns
discount laminate flooring
discount hardwood flooring
You can count on discounts

5:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ESTREIA-DEBATE NO CINE-TEATRO MUNICIPAL JOÃO MOTA

O FILME PORTUGUÊS
"WAITING FOR EUROPE"
VAI ESTREAR EM SESIMBRA
A 16 DE JUNHO,
PELAS 21.00 Horas
COM A PRESENÇA DA REALIZADORA CHRISTINE REEH


O filme português “Waiting for Europe”, realizado por Christine Reeh e produzido pela C.R.I.M Produções, vai ter uma estreia-debate, com a presença da realizadora, em Sesimbra, no Cine-Teatro Municipal João Mota, dia 16 de Junho, ás 21.00 horas, com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra.

Participam no painel-debate, para além da realizadora Christine Reeh, o Dr. Rui Marques, Alto Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas, a Dra. Inês Fontinha, Secretária Geral do Ninho, a Dra. Eva Bacelar, da Procuradoria Geral da República e Presidente da Secção Portuguesa do Congresso dos Antigos Funcionários da União Europeia, a Dra. Marina Kolarova, da Associação Portugal-Bulgari, o Prof. Jorge Malheiros, da Faculdade de Letras de Lisboa e a Dra. Maria Cristina Santinho, do ISCTE.

A C.R.I.M Produções, abriu um concurso de crítica ao filme, aberto a estudantes do ensino secundário e superior, e o Banco Espirito Santo, abriu um concurso de crítica ao filme, para imigrantes.

“Waiting for Europe” (À Espera da Europa”), ganhou o Best International Documentary no Festival "The New York International Independent Film and Video Festival" (apresentação de Los Angeles) e está seleccionado para a competição em Nova Iorque, em Julho, e, também para a competição do European Documentary Film Contest (Huesca).




O filme rodado em Lisboa, Alcalá de Henares, Sofia e Blavoegrado, acompanhou durante dois anos, Vânia, uma imigrante do leste europeu em Portugal e Espanha. Trata-se de um retrato intimista sobre a imigração feminina.


“Waiting for Europe”, rodado em três países, Portugal, Espanha e Bulgária, foi produzido com o apoio do Instituto de Cinema, Audiovisual e Multimedia (ICAM), da RTP, do Ministério da Cultura, dos Médicos do Mundo, da Universidade de Alcalá de Henares , da Universidade Fernando Pessoa, da Câmara Municipal de Blavoegrado, do Instituto de Cinema Búlgaro, da PROFILM (Bulgária) e da Associação Aibebalcan em Espanha.


O ACIME (Alto Comissariado para a imigração e Minorias Étnicas), o Banco BES (www.bes.pt /novos residentes), a Federação Portuguesa dos Cineclubes, Associação Bulgari, e as câmaras municipais, colaboram nas estreias-debate a realizar em Portugal.
A Universidade de Alcalá de Henares, vai promover um conjunto de estreias-debate do “Waiting for Europe, em colaboração com outras Universidades espanholas.


As últimas estreias-debate do filme, foram realizadas, no Auditório da Faculdade de Ciências Socias e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Centro de Estudos de Migrações e Minorias Étnicas) a 3 de Maio, em Monção a 27 de Abril, em Vila Real de Santo António, no Centro Cultural António Aleixo, a 26 de Maio.

O filme foi ainda estreado no Luxemburgo, a 8 de Maio, na Cinemateca de Luxemburgo, numa iniciativa conjunta da ASTI (Association de Soutien aux Travailleurs Immigrés) e da Cidade de Luxemburgo, com o apoio das duas centrais sindicais, da Associação de Amigos do 25 de Abril e ainda de associações de imigrantes portuguesas e búlgaras.


A revista "Cinema" da Federação Portuguesa dos Cineclubes, na sua edição Abril-Junho, nº37, publica um dossier sobre o "Waiting for Europe", que inclui uma entrevista a Christine Reeh, um artigo de André Martins, uma critica de Marta Mikolajczak, filmóloga polaca e um texto crítico de Paulo Duarte Teixeira, Presidente da Associação Jurídica do Porto e Magistrado Judicial. Na capa, Christine Reeh.




C.R.I.M Produções
Telf./Fax.218463284
Tm.918719003
crimproductions@netcabo.pt

3:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

CONCURSO DE CRÍTICA AO FILME
“ WAITING FOR EUROPE”
“À ESPERA DA EUROPA”




A C.R.I.M Produções decidiu abrir um concurso de crítica ao filme “Waiting for Europe”(À Espera da Europa), filme documentário criativo que aborda a problemática da imigração do Leste Europeu para Portugal e Espanha, aberto a estudantes do ensino secundário e superior com o objectivo de estimular a crítica de cinema entre estudantes.
O filme vai ser estreado em diversas localidades do País até Setembro de 2007. Os estudantes dessas localidades estão convidados a assistir ao filme (com entrada gratuita) e poderão remeter as suas críticas até 30 de Setembro de 2007.
As melhores críticas serão publicadas na página (www.waitingforeurope.net) ou na imprensa.


REGULAMENTO

1. Todos os estudantes interessados em participar no concurso de crítica “Waiting for Europe”, estão convidados(entrada gratuita) a assistir ás estreias-debate com a presença da realizadora Christine Reeh.

2. As críticas ao filme podem ser remetidas para crimproductions@netcabo.pt e devem ter no máximo 3000 caracteres. Devem ser assinadas por pseudónimo, embora os concorrentes remetam paralelamente pelo correio para Crim Produções, Av. Almirante Reis, nº221, 1º Esqº- 1000-049, Lisboa. O texto impresso em A4, acompanhado de um envelope fechado que contenha, o nome do concorrente, o nome da sua escola, o seu nº de bilhete de identidade, a sua morada e um número de telefone ou telemóvel. Só serão aceites em concurso as críticas enviadas nestas condições e remetidas até 30 de Setembro de 2007.

3. O júri do concurso será constituido por um representante da C.R.I.M Produções, uma personalidade de reconhecido valor da cultura portuguesa e será presidido por um crítico de cinema da imprensa diária.

4. O concurso atribuirá um primeiro prémio no valor de 500 euros para a melhor crítica concorrente e um dvd com a série de 4 filmes “Outros sonhos” da realizadora Christine Reeh.

5. O concurso atribuirá ainda 20 segundos prémios que consistirão na oferta de um Dvd do Filme “Waiting for Europe”(À Espera da Europa)

6. O resultado do concurso será anunciado após a reunião do júri em 20 de Dezembro de 2007.

7. As críticas enviadas serão publicadas, pela ordem e pela data de entrada, com pseudónimo na página (www.waitingforeurope.net). A partir do anúncio dos resultados do concurso, as críticas serão publicadas com o nome do autor, salvo se houver indicação em contrário.

8. A organização do concurso publicará todas as críticas desde que mantenham padrões minímos de qualidade.

3:07 da tarde  
Blogger 日月神教-任我行 said...

走光,色遊戲,情色自拍,kk俱樂部,好玩遊戲,免費遊戲,貼圖區,好玩遊戲區,中部人聊天室,情色視訊聊天室,聊天室ut,成人遊戲,免費成人影片,成人光碟,情色遊戲,情色a片,情色網,性愛自拍,美女寫真,亂倫,戀愛ING,免費視訊聊天,視訊聊天,成人短片,美女交友,美女遊戲,18禁,三級片,自拍,後宮電影院,85cc,免費影片,線上遊戲,色情遊戲,日本a片,美女,成人圖片區,avdvd,色情遊戲,情色貼圖,女優,偷拍,情色視訊,愛情小說,85cc成人片,成人貼圖站,成人論壇,080聊天室,080苗栗人聊天室,免費a片,視訊美女,視訊做愛,免費視訊,伊莉討論區,sogo論壇,台灣論壇,plus論壇,維克斯論壇,聊天室

7:15 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Batman Checks

11:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

List of Nursing Homes

11:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Improving Gas Mileage

12:02 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Fitbits

1:21 da manhã  
Blogger Silenciosamente ouvindo... said...

Precisava de umas fotos antigas
de Sesimbra para um trabalho para
o meu blogue(sobre a primeira vez
que fui à praia - e foi a Sesimbra -
já escrevi para a Câmara e não
obtive resposta.Por casualidade
cheguei ao seu blogue e vi que tem
muita coisa sobre Sesimbra,será que
permite que copie e depois coloque
a fonte? Eu tenho que inserir o
trabalho no próximo dia 1 de Junho.
Fico a aguardar a s/resposta,pode
ser em comentário para o http://
intemporal-pippas.blogspot.com
Os meus cumprimentos
Irene Alves

7:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Impressive pages can now be created using interaction, animation and video streaming.
RM416-419,Sufa305 Building Huafabei Road, Futian
District, Shenzhen, China. If you already have a Google Gmail account,
you can add that easily through your Google account settings.


Have a look at my blog nexus 7

10:27 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

The maintenance free batter operated fan operates at two speeds
and clips anywhere. Fadell has worked with Steve Jobs for several years and architected
Apple's i - Pod and the first few versions of the i - Phone, some of the most successful consumer electronics products in our time. To save energy, the aim was for residents to program their schedules for regulating home temperatures, which proved to be complex and not popular in use.

Also visit my weblog - nest thermostat

1:56 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Watches : The new Nike + Sports Watch GPS utilizes the Nike + sensing element based in the
shoe for trailing time, rate, distance, small calories burnt as
well as heart rate. Most of the Android smart phones
come with their own customized ring tones which can be set as
ring tones and other tones but now in this article lets learn about something with which you can set the customized Alarm Ring
tones to android devices very easily. In appearance, Samsung
galaxy note
2 takes some design riffs from the S3, which feels crystal clear.

1:36 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Spot on with this write-up, I truly think this
website needs a lot more attention. I'll probably be back again to read more, thanks for the advice!

Here is my homepage - selling a car with outstanding finance

9:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

When someone writes an article he/she retains the idea of a user in his/her mind that how a user can understand it.
Thus that's why this piece of writing is great. Thanks!

Also visit my website - selling a car uk

10:47 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home